Eu fiz uma conta no Threads, a nova rede do Mark Zuckerberg. Na verdade, eu até ativei notificação para ser avisada quando lançasse. É que eu trabalho com isso, sabe? Preciso saber como funciona, estar sempre antenada nas novidades... Ou qualquer uma dessas desculpas que a gente dá quando perguntam. Mas a real? Um fomo fodido e uma curiosidade que ainda vai matar a gata.
Não que eu tivesse alguma expectativa positiva. Um milionário viu um brecha na burrice de outro milionário e não deixou passar. Ele só tá fazendo dinheiro, e 1 milhão de usuários em uma hora é demonstração de sucesso absoluto. Quem gostava do twitter (aquele de verdade) foi checar qual é. Quem tem Instagram foi checar qual é. Todo mundo estava lá. Eu fui, eu tava.
E o pior? Ele fez exatamente o que o reels é para o tiktok hoje: um híbrido copia mas não faz igual. O que eu considero a melhor coisa do twitter, o feed cronológico, acho que nunca foi nem uma teoria para o threads (tio Mark não curte q vc ESCOLHA o q vai ver na rede social dele). E quem tem o verificado virou um grande spam para os novos usuários da plataforma - eu acho que bloqueei mais gente nesses últimos tempos do que nos últimos dez anos.
Para quem é do twitter (aquele antigo lá), acho que a principal diferença hoje entre um e outro é que o milionário dono da nova plataforma sabe usar o próprio dinheiro - e sabe que ofender os usuários da plataforma é uma péssima ideia. Parece óbvio, eu sei, mas o Musk ainda não teve essa aula de etiqueta.
É óbvio que eu sou completamente enviesada, e que minha opinião aqui é pessoal, e não profissional (viúva do twitter, percebeu?). Todos os clientes com quem trabalho? Estão no Threads. Sorte de quem aproveitou o gap e o caos generalizado para alcançar novas pessoas, e burlar um pouco o algoritmo do insta, já que em menos de um mês o engajamento por lá caiu 70%.
Sim, eu sei o que você tá pensando (não, não sei). Sim, eu fui xeretar o tal do bluesky. Senti a mesma vibe daquela falecida rede lá. O fato de eles estarem fazendo entrada controlada, testes... E terem descrição de imagem já no beta do aplicativo me deixou bem curiosa sobre eles. Nada como ter seus dados disponíveis para várias pessoas com dinheiro, né não? Nossos dados (meme do pernalonga comunista).
E também fiquei tentada, viu? Mas depois percebi que nesses últimos quatro anos eu me tornei muito mais discreta - ou menos sociável. Post no Instagram é tudo #TBT. As pessoas só sabem que vou nos lugares quando chego lá. Da minha vida? Não tem nem o bom e nem o ruim nas redes. Misteriosa? Não, preguiçosa mesmo. E precisando de bastante cuidado com a saúde mental.
Aí fui abrir o coração no twi... Bluesky e percebi que não sei se tenho vontade? Será que eu quero mesmo dar esse passo? Depois de ter desintoxicado, depois de me acostumar a pensar coisas engraçadinhas e só comentar com os amigos... Passei meses sem acompanhar as notícias em tempo real, e minhas noites de sono agradeceram. Então, será mesmo que eu quero voltar pra esse lugar? O futuro dirá.
De qualquer forma vou garantir meu @ lá. Segurar o nome para não criarem fake, sabe? Isso, ou qualquer motivo que a gente dá para as pessoas numa conversa casual, quando a verdade? A verdade é que tenho um fomo fodido e uma curiosidade que ainda vai matar a gata. Nem que seja de estresse.
Desde que escrevi esse texto eu já:
Deletei meu twitter;
Estou em fase de desativar meu threads;
Estou usando mais o bluesky do que imaginei.
Se eu mudo muito de humor? Imagine. Pelo menos eu não sou um milionário que decidiu mudar o nome de uma das maiores redes sociais do mundo para algo que parece ter conteúdo para maiores de 18 anos.
Tô rancorosa, sim. Um homem com todo esse dinheiro fazendo várias bostas, e tanta gente sem um trocado para colocar ideias muito melhores no mundo. Capitalismo, morra.
Só dá pra apagar a conta no Threads apagando junto a do Instagram :~
Preciso salvar umas coisinhas lá do Twitter depois vou apagar também a conta. Curto muito o Bluesky, real oficial, mas algo que percebi é que não aguento mais esse modo de socialização que se resume a saber a opinião de todo mundo sobre todos os assuntos possíveis. Prefiro ter só 10 amigos e tá bom.
adoro a sinceridade hehe
eu não entrei no Threads pq ele não foi liberado aqui na Europa, então tô acompanhando só pelos comentários de vcs aí no Brasil. tá divertido acompanhar a Ascenção e Queda de Threads, volume I. hehe