6 Comentários

Minha relação com a história é diferente porque eu não vi os filmes, só li os dois primeiros livros e fiquei tão desanimada que acabei nunca indo atrás do terceiro, então não tenho a menor ideia do que você está falando sobre a Capital corromper o Peeta (e estou com MUITO medo de descobrir kkkkk). A impressão que eu tenho é que nos livros (1 e 2) nunca sequer chega a ter um "triângulo amoroso". Acho que quando ela decide fingir ser um casal ela até pensa "o que o Gale vai achar disso", mas a verdade é que quando a Katniss vai para os Jogos Vorazes, é bem eles sendo separados pelo destino mesmo. No livro 2 ele só é mencionado meio de passagem, como "e eu tive que fingir que ele era meu primo, porque vira e mexe a Capital vinha fazer entrevistas e não podíamos perder o disfarce de casal ". Ouvi inclusive boatos de que o pouco de triângulo amoroso que tem a autora colocou a contragosto porque os editores acharam que seria uma boa ideia. O livro 2 me decepcionou porque a Katniss está cansada e traumatizada demais para ser uma boa narradora. É totalmente compreensível ela estar assim... Mas ter que acompanhar a narração em primeira pessoa dela foi frustrante, porque o Peeta e o Haymitch é que conventravam toda a ação do livro - que no livro 2 é muito mais a política do que a sobrevivência na arena - e a gente não tinha acesso a eles durante a leitura. Tinha mais alguma coisa que eu queria acrescentar, mas foram duas semanas longas e difíceis e eu esqueci. Mas foi legal ler sobre Jogos Vorazes e ter esse diálogo.

Expand full comment

Eu gosto demais desses livros e da história toda, de como é complexa e cheia de nuances a ponto de dar pra analisar de vários ângulos, sempre por aspectos diferentes. Minha última releitura foi pelos audiolivros na versão em inglês, interpretados pela Tatiana Maslany, e foi SENSACIONAL o tanto de camadas que adicionou na história (recomendo demais, o primeiro tem no spotify inclusive).

Acabei ouvindo na sequência o livro novo, do Snow, que morria de preconceito porque tinha tudo pra ser péssimo e fui positivamente surpreendida. É terrível como a história já é, não tenta justificar os atos de ninguém, só mostra de forma ainda mais clara como a manipulação funciona, a ponto de transformar um evento odioso de crianças se matando em um espetáculo aclamado pelo público (da Capital, mas ainda público).

Expand full comment

Deu até vontade de reler os livros e reassistir aos filmes... Sobre relacionamentos, por mim a Katniss ficaria mesmo é com a Johanna. Gostei muito de ter um pouco da sua visão sobre a trama!

Expand full comment